-
Arquitetos: Natura Futura Arquitectura
- Área: 63 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Natura Futura Arquitectura
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ficus alto expressa a necessidade de um espaço de convergência e exploração para novos artistas de comunidades satélites, onde a gastronomia, a arte e a música possam fomentar experiências compartilhadas.
O projeto está localizado em Pisagua, Equador; com uma população de aproximadamente 1363 habitantes; numa zona de transição entre a costa e a serra. Vanessa e Jordan decidem dar vida a Ficus Alto; onde seu objetivo era gerar um espaço flexível de exploração gastronômica e artística, que valorizasse a culinária artesanal de ingredientes locais, aberta ao ambiente natural e à comunidade.
O projeto está localizado em uma plataforma de 9x7m, reaproveitando o elemento onde o cacau era tradicionalmente seco na antiga casa. Sua estrutura é configurada por duas armações metálicas e uma cobertura de 9x9m, sustentada por treliças de madeira com seção curva convexa, onde são exploradas as possibilidades de utilização de tábuas de madeira de 0,15 x 4 x 0,02 m para gerar cada uma das 9 treliças cuja função é reduzir custos; cobrir uma maior extensão sem pilares intermediários com uma seção menor e uma saliência frontal mais extensa, utilizando a mão de obra e materiais do local. Com isso, busca-se o resgate e reinterpretação da forma, dignificando-a e potenciando-a para novos usos.
O programa flexível conecta a plataforma com características pré-existentes do terreno, como a antiga casa, a figueira (ficus) e uma pedra que serve de mobiliário. Sua abertura faz com que seja uma extensão da casa e da calçada; funcionando como um espaço para as atividades diárias. Ficus Alto configura-se como um espaço aberto para iniciativas artísticas locais, com o objetivo de gerar novas possibilidades de encontros sociais e culturais em comunidades a partir de uma arquitetura mínima.